quinta-feira, 1 de março de 2012

Insubordinação


Folha de S. Paulo, 01 de março de 2012.
Após carta, governo ordena que Forças punam militares

Oficiais da reserva que criticaram Dilma devem ser advertidos por insubordinação
LUCAS FERRAZ
DE BRASÍLIA
O governo determinou aos comandantes das Forças Armadas que os militares da reserva que assinaram nota com ataques à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Defesa, Celso Amorim, sejam punidos com advertência por ato de insubordinação.
Em texto divulgado anteontem, os oficiais reafirmaram ataques feitos por clubes militares a Dilma e disseram não reconhecer a autoridade de Amorim.
Os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica receberam do ministro ordem para "dar uma reprimenda" nos mais de 150 signatários da nota.
Cada Força tem seu regulamento, mas, em geral, a punição vai de advertência à expulsão -o que o governo não considera ser o caso.
Mesmo fora da ativa, os militares estão sujeitos à hierarquia das Forças, das quais Dilma e Amorim são os chefes máximos.
Ontem, mais oficiais da reserva aderiram à nota. Ela reafirma o teor de outra, do dia 16, na qual os clubes militares fizeram críticas a Dilma.
Segundo o texto da primeira nota, ela se afasta do papel de estadista ao não "expressar desacordo" a declarações de ministras e do PT favoráveis à investigação de fatos ocorridos na ditadura.
Após intervenção do Planalto e de Amorim, os clubes tiveram de retirar a primeira nota da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário