quinta-feira, 25 de julho de 2013

Patrimonialismo (inter)nacional

Aldo diz que não pagará por viagem a Cuba com família
25 Jul 2013

Ministro, que foi em jato da FAB, afirma que estava trabalhando

BRASÍLIA

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reagiu ontem às críticas à viagem que fez a Cuba durante o carnaval deste ano, quando usou um avião da FAB, acompanhado da mulher, Rita, e do filho. Em nota divulgada no site do ministério, Aldo disse que foi uma viagem com compromissos oficiais, e não a passeio, mas não mencionou a carona aos familiares.
O caso foi divulgado ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo". Segundo assessores, a mulher e o filho do ministro eram convidados do governo cubano. Aldo não cogitou devolver o dinheiro das passagens dos dois, por considerar que era uma visita oficial, e que o gasto com o deslocamento do avião seria o mesmo, com ou sem a carona.
A FAB disponibilizou um avião com 14 lugares, um jatinho Legacy, para a viagem do ministro em fevereiro. "Não fui passear em Cuba. Fui trabalhar, como mostra a agenda", diz Aldo, na nota, que listou links de reportagens sobre sua passagem pela ilha dos irmãos Castro. A FAB começou a divulgar apenas na semana passada os voos realizados em aeronaves oficiais, solicitados por autoridades. Porém, a lista de passageiros continua sendo mantida em sigilo.
A mulher do ministro, Rita, é coordenadora na Secretaria da Mulher do governo do Distrito Federal e milita no PCdoB, como Aldo. Ela também teve compromissos em Cuba, mas a agenda não foi detalhada. Eles viajaram no dia 9 de março e voltaram dia 13, Quarta-Feira de Cinzas. Segundo a nota da pasta, os integrantes do ministério cumpriram vários compromissos em Cuba.
Mesmo com o Congresso vazio por causa do recesso branco, integrantes da oposição criticaram a atitude de Aldo e o aparecimento de constantes casos de uso abusivo de voos da FAB.
Nos últimos dias, foi grande a movimentação da frota de aviões oficiais, segundo dados no site da FAB sobre voos solicitados por autoridades. Entre sexta-feira, dia 19, e terça-feira, dia 23, foram 36 voos, levando ministros pelo país - a serviço, ou indo e voltando para seus estados de origem. Nesses voos foram transportados 185 passageiros. Não estão incluídos os voos dos aviões presidenciais, que levaram a presidente Dilma Rousseff e autoridades à recepção do Papa Francisco.
Para o vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), não há justificativa para o uso de aviões da FAB para viagens internacionais. Ele defende alteração no decreto 4.244/2002, que regulamenta o uso desses aviões:
- Isso é consequência do modelo imposto nestes últimos tempos, que é o do desperdício. É hora de regulamentar, e com rigor, a utilização dessas aeronaves. Não se justifica usar avião da FAB em voos internacionais, que se use avião de carreira. Quanto custa isso? É desperdício - disse Dias.
Na mesma linha, o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), disse que reapresentará requerimento de informação à FAB sobre gastos com esse tipo de viagem. Ele disse que, antes, os pedidos nem eram encaminhados, mas que um projeto de resolução da Câmara obrigará a Casa a enviar os pedidos aos órgãos em cinco dias.
- A cada dia que passa, aparecerão novas notícias, porque nunca houve transparência. É a velha cultura do patrimonialismo - disse Bueno.
O Ministério do Esporte informou que Aldo teve encontros com autoridades cubanas: "O ministro foi recebido pelo vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba, Miguel Díaz, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Rogerio Sierra, e se reuniu duas vezes com o presidente e diretores do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder) e com a direção da empresa Cubadeportes. Além disso, o ministro do Esporte visitou a Universidade das Ciências, Cultura Física e Deporte Manuel Fajardo".
A comitiva também foi integrada pelo secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e pelo diretor-executivo da Agência Brasileira de Controle de Dopagem, Marco Aurelio Klein. Segundo a nota, nos encontros foi concretizada a criação de grupos de trabalho e intercâmbio entre Brasil e Cuba neste período de preparação dos atletas brasileiros e da infraestrutura esportiva do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário