sábado, 20 de julho de 2013

Parece piada mas é verdade

20/07/2013 - 03h27

Com boa parte da tropa à beira da obesidade, PM baiana cria 'spa'

Publicidade
 
NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR
Com um dos Estados mais violentos do Brasil para lidar, a Polícia Militar da Bahia ainda enfrenta outro problema: a "síndrome do sargento Garcia", o militar obeso das histórias do herói mascarado Zorro.
O fato é: a tropa está acima do peso, à beira da obesidade.
Os dados estão em estudo feito pela própria corporação nos últimos cinco anos com 6.200 policiais (19% do total).
Avaliações físicas apontaram que o IMC (Índice de Massa Corporal) médio da tropa é de 29,5. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), valores entre 25 e 29,9 indicam sobrepeso; a partir daí, a pessoa já é tratada como obesa "leve".
"A situação é preocupante", diz o coronel Nelson Ribeiro, do departamento de saúde, que montou uma espécie de spa para emagrecer os PMs.
Policiais "gordinhos", na avaliação do comando da corporação, têm dificuldades para perseguir bandidos, carregar armamento pesado, atirar com precisão e até entrar e sair dos veículos. Pior quando o serviço se dá numa cidade famosa pelas ladeiras.

Ilustração Alves
Policiais afirmaram à Folha, sob condição de anonimato, não terem tempo nem disposição para exercícios fora do expediente, período que costumam reservar a "bicos" como seguranças.
Como razões do sobrepeso, citam os já tradicionais lanches de graça que conseguem durante as rondas, de comerciantes que permitem "acesso livre" por medo de terem áreas desprotegidas.
O "spa", criado pelo comando no ano passado, é uma clínica que promove programas de "reeducação alimentar e psicológica". Os policiais ficam de quatro a seis meses fora do expediente normal: frequentam o espaço de dia e voltam para casa à noite.
As turmas têm limite de 50 vagas, e o atendimento ocorre mediante procura individual ou indicação de superiores. A corporação não deu detalhes sobre a dieta e as atividades físicas oferecidas.
"Não podemos deixar que se alcance um estágio de obesidade mórbida", afirmou o coronel Nelson Ribeiro, que finaliza projeto para submeter os PMs a dois check-ups anuais.
A PM da Bahia informou, via assessoria, que os policiais fazem exercícios e exames médicos dentro de "diversos cursos de atualização e especialização". Afirmou ainda que a tropa recebe auxílio-alimentação de R$ 199 para refeições necessárias ao longo do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário