sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fidelidade partidária?

Folha de S. Paulo, 11 de outubro de 2013.

Políticos ignoram norma criada para garantir fidelidade partidária

Publicidade
 
PATRÍCIA BRITTO
DE SÃO PAULO

Em vigor desde 2007, a norma da fidelidade partidária caiu em desuso por opção dos próprios partidos. Na recente leva de trocas de legenda, só um deputado federal deverá enfrentar processo.
A Folha ouviu os dez partidos que mais perderam deputados: só o DEM disse que irá reivindicar o mandato de um "infiel", Betinho Rosado (RN), que migrou para o PP.


Ao menos 70 deputados federais participaram do troca-troca. Desses, 43 foram para siglas recém-criadas e são beneficiados por uma brecha legal para escapar da cassação. Outros 27 podem ter o mandato questionado na Justiça.
Desde que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que os mandatos pertencem ao partido e não ao político, e que desfiliações sem justa causa devem ser punidas com perda do mandato, só um caso terminou assim.
Foi o do ex-deputado Robson Rodovalho, que em 2009 fez o mesmo caminho que Rosado: trocou o DEM pelo PP.
Uma brecha foi instituída em 2011, quando o TSE definiu que políticos que migram para um novo partido, dentro de uma janela de 30 dias após a criação, não incorrem em infidelidade partidária.
Na recente dança das cadeiras, o DEM perdeu três deputados, mas só Rosado foi para um partido "antigo".
Em acordos informais, a maioria dos partidos libera seus deputados para trocar de legenda. Eles sabem que a perda é uma via de mão dupla, já que também são beneficiados no troca-troca.
"Da mesma maneira que gostamos de receber quando alguém nos procura, não podemos prender os outros", afirma o vice-presidente do PSC, Everaldo Pereira. O partido perdeu quatro deputados e ganhou apenas um.
As mudanças funcionam como moeda de troca em arranjos eleitorais. O PSDB, por exemplo, cedeu deputados para garantir outros partidos em seus palanques regionais.
Os partidos também afirmam que têm tradição de "não perseguir" os "infiéis" e dizem ser melhor ter um parlamentar a menos do que ter um insatisfeito em casa.
"Manter alguém obrigado a estar contigo na política é um grande equívoco", afirma Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara. O partido foi um dos que asseguraram aos filiados que não questionaria nenhum mandato na Justiça.
O PSD manterá a promessa de não cobrar os "infiéis". Em 2011, quando a sigla foi criada, o presidente Gilberto Kassab prometeu aos filiados que eles poderiam usar o PSD como caminho para migrar para um terceiro partido.
Os presidentes do PDT e do PPS criticam a brecha que permite a mudança para legendas recém-criadas sem risco de perda de mandato.
Partido com mais perdas --sofreu nove baixas--, o PDT não poderá reivindicar nenhum mandato porque todos foram para siglas novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário