sábado, 22 de junho de 2013

Democracia com muletas militares

Folha de S. Paulo, 22 de junho de 2013.

Exército monitora crise por meio das redes sociais
ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA
 
O Alto Comando do Exército, que reúne os generais mais graduados da ativa, encontrou-se ontem para um balanço das manifestações com a área de inteligência da força e concluiu que não existe segurança de que haverá um arrefecimento daqui em diante.
A reunião foi presidida pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, com a participação dos comandantes das oito regiões militares do país.
Eles fizeram um balanço das suas regiões e deram subsídios para que o ministro da Defesa, Celso Amorim, repasse à presidente Dilma.
Como as manifestações não têm líderes assumidos nem organicidade, o trabalho de infiltração fica prejudicado e todo o trabalho de inteligência do Exército está focado nas redes sociais, 24 horas por dia.
É com base nesse monitoramento que o Comando do Exército avalia que não há como tranquilizar o ministro e a presidente de que o pior já passou. Ou seja, não descarta novo recrudescimento.
Apesar de insistir em negar o termo "prontidão", que significa aquartelamento excepcional de oficiais e soldados, o Exército diz que há "acompanhamento ininterrupto".
EVENTOS
Os militares estão preocupados também com a Copa das Confederações e já se dizem preparados para dois novos eventos.
O primeiro é o Dia Nacional de Greve, que está sendo convocado pelas redes sociais para 1º de julho.
O outro é a Jornada Mundial da Juventude, que terá a presença do papa Francisco, no final daquele mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário