sexta-feira, 5 de abril de 2013

PSB e Força atacam operação em Suape


O Estado de S. Paulo, 5 de abril de 2013.
 
PSB e Força atacam operação em Suape

Senador destacado para falar em nome de Campos chama monitoramento de sindicalistas de atentado à democracia; central vê "espionagem"

João Domingos

Brasília

 

Destacado pelo PSB como porta-voz do governador Eduardo Campos, o senador Rodrigo Rollemberg (DF) chamou de "atentado à democracia" o monitoramento de sindicalistas no Porto de Suape, em Pernambuco, feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Força Sindical, central à qual os estivadores são ligados, condenou o que classificou de "nefasta tentativa de utilizar órgãos de espionagem para controlar os movimentos sociais".
Conforme revelou ontem o Estado, o governo montou uma operação para tentar prever uma possível greve geral em protesto à medida provisória dos Portos cujo epicentro poderia ser Suape. O monitoramento começou ao mesmo tempo em que Campos passou a liderar a oposição política à MP do governo, que, entre outras mudanças, retira dos Estados a autonomia de realizar licitações de novos terminais de carga.
Possível candidato à sucessão de Dilma em 2014, o governador de Pernambuco estreitou suas relações com os sindicalistas e realizou uma série de reuniões, incluindo encontro com dirigentes da Força Sindical, nas quais discutiu como anular os efeitos da MP de Dilma - a medida ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.
Rollemberg disse que fez questão de telefonar para o ministro- chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira, antes do pronunciamento para ouvir sua posi- ção.Segundo ele, o ministro negou "Veementemente" qualquer tipo de monitoramento no porto (mais informações abaixo). "Oxalá esse general esteja falando a verdade, porque, do contrário, estaremos em um estado policial, reacionário", disse o senador Pedro Taques (PDT-MT) em aparte
Para o senador, a campanha : eleitoral de 2014 foi antecipada. "Já começam a se formar dossiês; nas redes sociais, se você fala contra ou a favor, já existe toda uma patrulha em cima disso. Eu quero crer que, no momento em que o governador Eduardo Campos atravessar o Rubicão, ou, como se diz em Mato Grosso, - pular o corguinho", a partir desse momento, o céu poderá ficar mais escuro", afirmou Taques.
O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), protocolou na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional requerimento pedindo a convocação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro do GSI e do diretor-chefe da Abin, Wilson Roberto Trezza, para que expliquem a ação em Suape.
"Big Brother". A nota oficial divulgada ontem pela da Força Sindical, assinada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), afirma que "é inadmissível que um governo oriundo de um partido que tem como berço o movimento sindical faça uso de práticas conhecidas e utilizadas por órgãos de repressão, fruto de governos que perseguem e não aceitam que um dos pilares da democracia é o debate de ideais e o reconhecimento do contraditório".
A nota conclui: "Entendemos a preocupação do governo, que teve, a contragosto, de aceitar modificações na MP dos Portos após intensa mobilização e unidade sindical, mas transformar a Abin em um grande "Big Brother" governamental para intimidar e controlar os movimentos sociais é algo inaceitável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário