segunda-feira, 1 de abril de 2013

Clientelismo: uma ameaça à democracia

Do ex-blog de César Maia

O CLIENTELISMO INIBE OS PROTESTOS E MANIFESTAÇÕES!

(César García na Universidade Pública do Estado de Washington - El Pais- 27)   

1.O clientelismo é, não nos iludamos, uma variante ou um substituto da corrupção. É uma forma de organização social que ignora as fronteiras geográficas e une em um mesmo destino os países do sul da Europa e da América Latina. Com ele, o acesso a determinados recursos é controlado por uma série de "patrões", cuja condição é determinada por serem políticos, detentores do poder econômico ou as duas coisas, que distribuem dádivas para os seus clientes em troca de apoio.
        
2. É um fenômeno social com raízes profundas, herdadas dos tempos medievais, quando a maioria da população rural dependia dos proprietários de terras. O clientelismo, em suma é a persistência de tradicionais estruturas sociais hierárquicas que alienam o indivíduo e constroem sociedades fechadas.
        
3. O que importa, "não é o que você sabe, mas quem você conhece".  Ou,  "um bom contato vale mais do que uma carreira".  Nas sociedades regidas por uma lógica clientelista, os protestos, as manifestações, tendem a ser mais escassos. O indivíduo aceita as situações injustas, tende a desconfiar do Estado e das instituições e a buscar soluções individuais renunciando a lógica, a racionalidade ou a aplicação das leis. A lógica clientelista espirra na sociedade em seu conjunto e não somente nos políticos ou nos empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário