terça-feira, 12 de julho de 2011

Justiça Militar e civis

O Globo 12 de junho de 2011.

Moradores do Alemão acusados de desacato
 

Militares do Exército foram xingados e agredidos em favelas
Vera Araújo

As tropas do Exército, que ocupam desde dezembro os complexos do Alemão e Vila Cruzeiro, vêm enfrentando resistência por parte de alguns moradores. A história é quase sempre a mesma: uma pessoa se recusa a ser revistada, xinga ou mesmo agride os militares. Resultado: o caso vai parar na delegacia, sendo registrado como desacato, desobediência à ordem legal de autoridade militar ou resistência mediante ameaça ou violência à prisão. Por conta disso, a Procuradoria de Justiça Militar no Rio (PJM) ofereceu ontem nove denúncias contra moradores.
A Força de Pacificação tem como objetivo preservar a ordem pública na região, ocupada a pedido do governo do estado, com o apoio de PMs, coordenados pelo Exército. Além das revistas, os militares fazem patrulhamento e prisões.
Para alguns promotores e procuradores, a presença permanente dos militares e as revistas têm gerado o descontentamento de parte da população, que considera as ações uma restrição à liberdade. A maioria das situações ocorreu de madrugada, durante abordagens comuns. Quando há tumulto, os militares fazem uso de spray de pimenta e de disparos de munição não letal (bala de borracha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário