domingo, 21 de novembro de 2010

OLHO AMERICANO


Folha de S. Paulo, 21 nov 2010
Coluna Elio Gaspari

A diplomacia americana recolocou na sua agenda o interesse de criar uma presença policial-militar no Paraguai. Durante o governo Bush tentou-se montar uma base aérea na pista de Marechal Estigarribia. A proposta foi arquivada e renasceu sob a forma de um acordo de treinamento da polícia paraguaia.
Nos últimos meses, Washington mandou a Assunção dois capas-pretas do Departamento de Estado e do Pentágono.
A iniciativa busca a simpatia do vice-presidente Federico Franco, que está com olho gordo no mandato de Fernando Lugo, abatido por um câncer linfático que em outubro passado colocou sua vida em risco.
O aparelho de segurança americano já algemou, pelas costas e pelos pés, uma passageira brasileira num voo do Texas para o Rio. Quando a senhora deu queixa à Polícia Federal, dois agentes da Administração de Segurança de Transportes, a TSA, tiveram seus passaportes retidos até que se explicassem, numa audiência judicial marcada para dias depois. Os agentes simplesmente sumiram, certamente com documentos inadequados. Passou-se um mês da delinquência e o governo brasileiro finge que não soube de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário