sábado, 22 de dezembro de 2012

Folha de S. Paulo, 22 de dezembro de 2012.

Pelo quarto mês seguido, violência aumenta em SP
Em 11 meses, casos de homicídio já superam o total de todo o ano passado
Na capital, índice de aumento dos casos de homicídio foi maior do que em todo o Estado de SP e chegou a 50%
AFONSO BENITES DE SÃO PAULO Pelo quarto mês seguido, São Paulo registrou alta em seu índice de homicídios. Comparando novembro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 32%.
Com os 470 registros de assassinatos, o Estado já teve nesses onze meses mais casos do que no ano passado inteiro. De janeiro a novembro, foram 4.306 ocorrências com 4.644 vítimas (em um caso pode haver mais de uma vítima), enquanto que em todo o ano de 2011 foram 4.194 registros com 4.403 mortes.
Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a violência está retrocedendo em dezembro.
A onda de crimes, que já vitimou ao menos 106 policiais militares, foi um dos motivos da troca do comando da Secretaria da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar no mês passado.
O então ocupante da pasta, Antonio Ferreira Pinto, insistia em dizer que o Estado não enfrentava uma crise. Logo em suas primeiras declarações, seu sucessor, Fernando Grella Vieira, deixou claro que o momento vivido pelo Estado se tratava, sim, de uma onda de violência.
'FORÇA ABUSIVA'
Na capital paulista, o índice de aumento dos casos de assassinatos foi maior do que em todo o Estado -chegou a 50%. Foram 144 ocorrências em novembro deste ano, contra 96 no ano passado.
"Estávamos vivendo um momento em que a política de segurança se baseava na força abusiva da PM e sem contar com o trabalho de inteligência da Polícia Civil. Isso gerou um ciclo de violência que resultou na série de mortes", afirmou a diretora do Instituto Sou da Paz, Luciana Guimarães.
Para ela, São Paulo ainda é o Estado com os melhores índices do país, mas a atual crise acendeu um sinal de alerta no governo Alckmin.
A alta, segundo ela, fez com que houvesse a preocupação de o Estado voltar aos índices do fim da década de 1990, quando a taxa de homicídios por 100 mil habitantes era de 35,5. Hoje, a taxa é de 11,18.
"Os números não estavam iguais aos de 15 anos atrás, mas o discurso do governo era o mesmo, de combate à violência com mais violência. Com a troca de secretário, isso parece ter mudado."
Outros crimes que tiveram alta no Estado em novembro, em comparação com o mesmo período de 2011, foram tentativa de homicídio (50%), estupro (26%) e furto de veículo (2%). As principais quedas foram no roubo a banco (-20%), latrocínio (-13,8%) e roubo de carga (-7,9%).
Ontem, a Segurança Pública não comentou os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário